Início



Associação Budismo Theravada




Bem-vindo(a)



Para quaisquer informações, dúvidas ou sugestões

contacte-nos

Nuno Aragão

T.  +351- 91 823 9693





Quem somos
A ABT tem por objecto a promoção do estudo e da divulgação do ensinamento budista na perspectiva da Tradição Theravada (o Budismo Original), bem como da prática da meditação Vipassana, ensinada por Buda. A sua criação pretendeu superar a inexistência em Portugal do estudo da mensagem de Buda segundo a sensibilidade Theravada, tanto numa perspectiva teórica — pela promoção de seminários, conferências, palestras e cursos sobre o Ensinamento —, como numa perspectiva prática — pela implementação de grupos de prática orientada de meditação Vipassana, de retiros, de workshops, etc. —, bem como através de iniciativas que fomentem o diálogo inter-religioso, em particular o diálogo com outras tradições budistas. A Associação visa proporcionar aos seus associados um espaço de debate e partilha do discernimento da realidade com base no ensinamento legado por Buda, facilitar o acesso a uma biblioteca especializada, e constituir-se como local onde seja possível aprender e praticar a meditação e o Budismo, encontrar paz e tranquilidade, e evoluir espiritualmente através do desenvolvimento equilibrado do Amor e da Sabedoria


                                                                       

"O Budismo corresponde ao que seria de esperar de uma religião cósmica do futuro:
-- Transcende um deus pessoal, afasta dogmas e teologia;
-- Baseia-se na experimentação das coisas do mundo e vê os campos do natural e do espiritual como uma unidade eloquente da qual emerge o sentido do transcendente."

                                                     Albert Einstein
.............................................

"Assim como no mar existe apenas um sabor,
o sabor do sal,
    na minha doutrina-disciplina existe apenas um sabor,
    o sabor da liberdade"
                                               
 Buda Sakyamuni
.............................................

"A doutrina característica de todos os Budas, e por cada um redescoberta e totalmente explicada ao mundo, consiste nas Quatro Sublimes Verdades da Insatisfatoriedade:
-- Suas Facticidade, Origem e Cessação, e o Caminho Conducente à sua Cessação"
                                             
 Nyanatiloka Thera
.............................................

"Após o falecimento de Buda, o registo do que ele havia ensinado foi preservado em tradição oral. Aqueles que tinham assistido aos seus ensinamentos, reuniam-se periodicamente com outros para recitarem em conjunto aquilo que haviam ouvido e memorizado. Em devida altura, essas recitações foram passadas a escrito, sendo então estabelecida a base para toda a literatura budista subsequente. O cânone Pali é um desses registos mais antigos e é a única versão inicial completa que sobreviveu intacta.
No cânone Pali, os textos conhecidos como nikayas têm especial importância por serem a única colecção coerente do ensinamento de Buda escrita nas suas próprias palavras"


               Tenzin Gyatso, o Décimo Quarto Dalai Lama





A Meditação Budista

O campo tradicional da meditação budista inclui dois tipos
Samatha e Vipassana
A meditação Samatha já era generalizadamente praticada
ao tempo de Buda e consiste na cultivação da
concentração tendo em vista o desenvolvimento
da serenidade, da paz interior e do autodomínio.
Nos estados mais avançados desta meditação,
os chamados estados de Jhana, onde a concentração
atinge níveis de total absorção, são alcançados patamares
da mais ditosa beatitude, êxtase e exaltação.
A meditação Vipassana, pelo contrário, foi delineada por
Buda e constitui um dos aspectos centrais da sua doutrina


Meditação Samatha
concentração

A Samatha pode ser designada por meditação para a Tranquilidade. Ela pacifica a mente pelo desenvolvimento da concentração. A agitação da mente é produto da vida atribulada que levamos, bem como do conjunto de impulsos e tendências perturbantes, latentes no subconsciente, que acumulámos ao longo das nossas vivências e experiências. O desenvolvimento da concentração surge através da focalização da mente num único objecto e, desse modo, disciplinando-a e habituando-a a fixar-se, ao invés do seu contínuo saltitar de pensamento em pensamento.
Esta meditação confere bem-estar, quietude mental, diminui a ansiedade e a angústia, promove o encontro connosco mesmos e com a envolvente, e visa, por outro lado, alcançar o patamar da concentração auto-sustentável, o qual é uma base de apoio necessária ao desenvolvimento da meditação Vipassana.
Para lá desse objectivo, o desenvolvimento progressivo da concentração permite alcançar os planos de absorção, os chamados jhanas, no topo dos quais se encontram os ditosos estados sublimes dos jhanas imateriais que conferem bênçãos especiais a quem os alcança.



Meditação Vipassana
atenção vigilante

A Vipassana pode ser designada por prática da atenção vigilante. Ela cultiva a postura discernidora e não interventiva, serena e constante, própria do vigilante consciente, da testemunha silenciosa ou do cientista que assistem, com lucidez e desprendimento, ao desenrolar da experiência.
Diferencia-se da outra meditação budista, (Samatha) por não pretender alcançar qualquer estado mental em particular. A Samatha, embora tenha efeitos muito benéficos e dê origem a estados mentais maravilhosos, não pode, por si própria, conduzir à iluminação.
Esse é o papel da meditação Vipassana por ser a prática que elimina a ignorância em relação à forma como a existência é na realidade e por criar as condições mentais para que a iluminação possa acontecer.
Desenvolve a visão das coisas tal como realmente são e identifica, em particular, as três características universais da existência: a transitoriedade, a insatisfatoriedade e a impersonalidade de tudo o que é condicionado.




"Quem olha para fora sonha,
quem olha para dentro desperta"
                                                         
                                                    Carl Gustav Jung
.........................................................